Como evitar riscos elétricos durante as chuvas de verão

Como evitar riscos elétricos durante as chuvas de verão

Em dias chuvosos, comum durante o período do verão, há grandes riscos elétricos que podem comprometer seus equipamentos e até mesmo danificá-los.

O site da AES Eletropaulo afirma que na cidade de São Paulo a maioria da interrupção do fornecimento de energia aconteceu por conta da queda de galhos de árvore.

O corte de energia durante os temporais acontece por vários motivos, além da queda de árvore ainda há riscos de raios que queimam os transformadores deixando bairros inteiros sem energia elétrica.

A interrupção do fornecimento de eletricidade de forma brusca, pode queimar equipamentos como geladeira, televisão e outros eletroeletrônicos que estiverem ligados na tomada.
Para evitar esses prejuízos, é importante seguir alguns cuidados. Anote:

Proteja seus equipamentos de riscos elétricos
Se na sua região os temporais sempre levam à queda de energia, é melhor se preocupar em proteger seus equipamentos de possíveis danos.

As dicas a seguir foram dadas pelos especialistas da SIL, empresa fabricante de cabos elétricos. Anote:

  • Manter o freezer com poucos produtos alimentícios estocados. Abrir a porta da geladeira apenas o necessário já sabendo o que irá retirar de modo a preservar o ar gelado interior o máximo de tempo possível;Para uma família que tenha criança pequena, a presença de luminárias de emergência é fundamental. O ideal é ter várias e de LED, cuja durabilidade da carga da bateria é maior, para garantir menor desgaste com a falta de energia;
  • No caso de idosos, as luminárias de emergência devem estar em diversos locais da casa para evitar quedas, lembrando que a utilização de velas pode trazer riscos de incêndio. Dê preferência às luminárias;
  • É interessante que haja um telefone convencional na residência para o caso de o aparelho sem fio ficar sem bateria;
  • Tenha um dispositivo de proteção contra surto – DPS para preservar os produtos de sobretensões causadas por raios ou manobras em subestações de energia.

Share this post


Call Now Button